Missão, Visão e Objectivos
Missão
A associação terá como missão implementar o CCBIO e promover o desenvolvimento sustentável e competitivo no sector da Agricultura Biológica e dos Produtos no Modo de Produção Biológico, nos domínios técnico-científico, ambiental, socioeconómico e formativo.
Visão
A Associação adota a visão do CCBIO materializada no desenvolvimento do setor da Agricultura Biológica em Portugal como um setor inovador, competitivo e com níveis de excelência e de referência mundial.
Objetivos gerais
- Criar sinergias entre as várias entidades do setor;
- Promover uma agenda nacional de investigação e inovação que suprima as lacunas técnicas da Produção Biológica através da investigação, desenvolvimento de novas tecnologias e de inovação;
- Facilitar a divulgação de informação sobre a produção, transformação, o mercado e o comércio de produtos Biológicos.
Objetivos específicos
- Contribuir para o desenvolvimento rural nas regiões desfavorecidas, nomeadamente das produtoras de produtos Biológicos;
- Analisar os constrangimentos e as necessidades dos agentes económicos;
- Ligar os agentes económicos e os negócios a entidades internacionais que possam alavancar o desenvolvimento nacional em áreas estratégicas;
- Fomentar Grupos Operacionais no âmbito da Agricultura Biológica;
- Criar uma agenda nacional de investigação;
- Promover tecnologias agrícolas inovadoras;
- Promover estudos de mercado regional, nacional, comunitário e internacional para os produtos de Agricultura Biológica;
- Definir métodos inovadores para a gestão de pragas, doenças e ervas daninhas;
- Definir métodos para aumentar a eficiência no consumo energético;
- Desenvolver ingredientes e técnicas compatíveis com a transformação de produtos alimentares de origem biológica;
- Contribuir para reduzir os custos dos fatores de produção;
- Promover a transferência de conhecimentos e tecnologias para as empresas;
- Prestar serviços de valor acrescentado, nomeadamente a organização de congressos, seminários, colóquios, reforço da competência dos quadros dos agentes económicos etc.;
- Promover e melhorar a produtividade e os circuitos de comercialização a nível nacional e internacional;
- Criar uma estratégia e uma política de promoção comercial, que passe por ações de divulgação e sensibilização aos consumidores com o objetivo de aumentar o consumo de produtos produzidos em Modo Biológico;
- Promover a comercialização dos produtos, em particular para nichos de mercado emergentes, mas já de forte potencial;
- Fomentar a internacionalização.